28 de jun. de 2025

A cultura do Ecofuroshiki no Brasil


Olá furoshikilovers, como vocês estão?

Fazia tempos que eu não escrevia... mas aos poucos vocês poderão contemplar com calma sobre o furoshiki, aliás no ecofuroshiki para de fato sermos sustentáveis.

O Universo do design da embalagem na cultura japonesa envolve inúmeros conceitos intrínsecos, conseguimos compreender quando vivenciamos in loco. No Japão a cultura da estética da contemplação vai além do furoshiki, por exemplo na apresentação dos parques gastronômicos, eu digo parque porque é uma diversão visual! A arte de comer com os olhos divertidamente.

No furoshiki então, é a oportunidade de contemplar inúmeras estampas e formas de embrulhos. A arte da estética, do nó do furoshiki e principalmente sua intenção.

Ensinar a arte do furoshiki é compartilhar os ensinamentos da ancestralidade e principalmente por respeitar a cultura do furoshiki que é originalmente do Japão.

Quando afirmamos sobre a palavra "sustentabilidade" do furoshiki, é afirmar sobre toda a cadeia do furoshiki. Só o fato de embrulhar com o "paninho" e chamar de embrulho sustentável, não reflete o verdadeiro significado de sustentabilidade. No livro: Moda ética para um futuro sustentável da autora Elena Salcedo da editora GG MODA, Salcedo diz: " o desenvolvimento sustentável que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras", é um convite para pensarmos sobre as nossas atitudes hoje, nós somos os responsáveis. O que nós semearmos hoje irá reverberar no futuro. Por isso é importante ter a consciência das nossas atitudes. 

O impacto da ideia do furoshiki primeiramente foi a ideia de substituir o descarte excessivo do papel de presente, por isso a recomendação do uso do tecido. Mas hoje em dia penso e repenso... o modismo do furoshiki já não está tão sustentável.

O design do furoshiki está na fase de mudanças, o que pode parecer simples embala um conceito maior, é convite para mudar as nossas atitudes, por atos mais conscientes.

A campanha Mottainai Furoshiki que tem origem no Japão, seu conteúdo está no e-book do Furoshiki, eu não estou me apropriando, muito pelo contrário percebo a importância de começar a semear novas sementes do Ecofuroshiki, porque quando a palavra que antecede o furoshiki, o "eco", há dois significados, o primeiro é para ser ecologicamente correto e o segundo para que possa ecoar, o eco do furoshiki de forma sustentável.

Compartilhar a etiqueta do furoshiki, porque ser elegante é seguir a ÉTICA do furoshiki.

Portanto, se para você o ecofuroshiki faz sentido, de alguma forma você pode escrever ou enviar uma mensagem para trocar ideias.

Siga o meu instagram: @ecofuroshiki

Arigato de coração e acompanhem o meu blog.

Sayonara,

Sofia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário